O Evangelho Quântico de Tomé
Se você gosta de explorar a física quântica, pode gostar (ainda mais) de Jesus, depois de ler o Evangelho de Tomé
Por Mauro Mueller / Quantum Dox
Se você gosta de explorar a física quântica, pode gostar (ainda mais) de Jesus depois de ler o Evangelho de Tomé.
Em 1945, um camponês de nome Mohhamed Ali Samman, se deparou com uma das mais incríveis descobertas da arqueologia religiosa, sem entender nada de arqueologia.
Eram 12 textos em códices (formato precursor do livro), fechados em jarros de argila. A teoria que tenta desvendar o motivo de os manuscritos Gnósticos do Cristianismo Primitivo estarem escondidos, seria pela perseguição aos Monges que viviam no Monastério de São Pacômio, que ficava nas redondezas.
No ano 367 D/C, o Bispo Anastácio de Alexandria condenou o uso de textos não críticos dos escritos canônicos, o que teria motivado os Monges a esconderem o que foi chamado de Biblioteca de Nag Hammadi, que é o nome da região, situada no Egito.
Os textos foram escritos em Copta (língua do antigo Egito), teriam sido, então, traduzidos do Grego.
O que ficou mais popular entre os achados é o chamado Evangelho de Tomé, com 114 ditos atribuídos a Jesus de Nazaré, como se fosse um compilado de citações, diálogos com seus discípulos e frases.
Algumas estão nos livros do Novo Testamento. Para citar um exemplo, a Parábola do Semeador está no Novo Testamento e também neste Evangelho.
Os manuscritos mostram um Jesus mestre, sábio, professor e muitas vezes, enigmático.
Hoje, os textos estão no Museu de Copta, decretado como Tesouro Nacional do Egito.
Existem várias histórias a respeito dos textos, desde sua descoberta. Uma conta que a mãe de Mohammed queimou alguns, com medo que o material atraísse alguma maldição. Outro texto chegou às mãos do psicanalista Carl Jung, como um presente de aniversário, chamado de Codex Jung.
Existem traduções dos textos, editadas e publicadas. Recomendo as edições que sejam publicadas a partir dos estudos de James M. Robinson e também de George W. McRae.
Uma frase que está no Evangelho de Tomé, atribuída a Jesus de Nazaré, é a seguinte: “conhece o que está ante teus olhos e o que é oculto te será revelado”.
Na minha opinião, Jesus mostra nestes textos, conceitos muito próximos do chamado Hermetismo.
Os textos nos dão a entender que nós, seres humanos, somos tão capazes quanto a nossa fé seria capaz de alcançar e até, voltando aos textos do cânon, “a fé do tamanho de uma semente de mostarda” seria o suficiente para realizarmos coisas incríveis.
Se te inspira a minha opinião e independente de crença ou religião, estes textos são uma leitura obrigatória para quem deseja aumentar a sua fé na humanidade, no futuro e em si próprio e obter conhecimento.
Gostou deste assunto? Quer saber mais curiosidades sobre este e muitos outros assuntos ligados à física quântica, filosofia, espiritualidade, ufologia e fenômenos paranormais?
Siga nossa conexão:
https://bento.me/quantumdox