Por Mauro Mueller / Quantum Dox
Padre Wycliff: queimado morto. Sim, exatamente isto. O homem que foi queimado morto.
Cem anos antes de Martinho Lutero, o padre inglês John Wycliffe foi um dos precursores da reforma protestante.
Em suas 18 teses, assim como Lutero, ele já denunciava as indulgências, que eram as cobranças em dinheiro, da confissão e o perdão dos pecados.
O padre Wycliff popularizou suas denúncias durante a guerra dos 100 Anos (entre Inglaterra e França), quando o discurso era contra o acúmulo de riquezas e a vida de ostentação do clero, declarou que “nosso papa é o Cristo”, organizou a tradução da Bíblia para a língua inglesa, desejando fazer os leigos terem acesso às sagradas escrituras, privilégio apenas do clero na época.
Cem anos depois, Lutero traduziu a Bíblia para o alemão, com a mesma intenção.
Padre Wycliff morreu em dezembro de 1384. Mais tarde, foi julgado pelo Concílio de Constança (1414-1418) e condenado herético, tendo como punição pós-morte suas obras e seus restos mortais queimados em praça pública, pena cumprida pelo Papa Martinho V, 12 anos após o seu falecimento. Suas cinzas foram lançadas no Rio Swift, que banha a cidade de Lutterworth, onde nasceu e morreu.
Gostou deste assunto? Quer saber mais curiosidades sobre este e muitos outros assuntos ligados à física quântica, filosofia, espiritualidade, ufologia e fenômenos paranormais?
Siga nossa conexão:
https://bento.me/quantumdox.