Por Mauro Mueller / Quantum Dox
Oração… reza… é quando você olha bem fundo dentro de si mesmo e pede para que algo bom aconteça na sua vida — ou agradece porque algo muito bom já aconteceu. Rezar é súplica, é pedido.
O simples fato de fechar os olhos, apertar as mãos, ajoelhar-se ou simplesmente parar tudo o que estiver fazendo por alguns segundos — antes de arremessar, antes de começar, antes de sair, antes da partida — já é algo positivo, porque significa que você quer muito. E uma oração só precisa de fé para funcionar.
A oração, independentemente da sua religião, seja dentro da igreja, do templo, de casa ou até no banheiro da escola, tem uma força tão impactante que, muitas vezes, ela determina se você vai conseguir o que pede antes mesmo de sair em busca. Orar nada mais é do que o ato de se concentrar e acreditar que é possível.
Mas a oração, por si só, não faz com que você tenha ou conquiste coisas para as quais não se preparou. Para isso, todos precisamos de muito estudo, treino e preparação. Ninguém conseguirá fazer uma prova, jogar uma partida ou vencer um desafio apenas movido pela oração.
Você estudou bastante para determinada prova e, momentos antes de realizá-la, para por um instante e faz uma oração, pedindo que tudo corra bem. Esse é o momento em que o seu cérebro começa a se organizar, a recuperar aquilo que você estudou — e, se você se preparou de verdade, vai conseguir lembrar da matéria, porque o ato de rezar ajuda a se acalmar. Esse instante antes do início é capaz de melhorar seu estado de concentração. É assim antes de um jogo, de entrar na piscina, de uma palestra importante ou de uma entrevista de emprego.
Não estou falando daquela fé que cura doenças e faz milagres, porque essa é bem mais complexa, inexplicável e divina. Essa fé acredita sem precisar entender. É só querer, como se fosse a única coisa que resta.
Estou falando da fé que faz você acreditar antes de ver, antes de fazer, antes de pegar, antes de ter.
Então, lembre-se: prepare-se muito, estude, treine, pratique… E, quando estiver pronto para uma etapa importante, use sua fé para pedir que tudo dê certo.
Pare por alguns segundos e aproveite esse momento para refazer, mentalmente, o trajeto — ou as ações que você precisa realizar — para que tudo corra bem. Que esse instante sirva para sua mente se organizar rumo ao sucesso daquilo que você se propôs a fazer.
Eu não tenho a mínima ideia de qual é a sua crença, mas tenho certeza de que a fé independe de religião — e pode te levar a lugares com os quais você sempre sonhou. E, quando tudo der certo, agradeça, porque a fé também é acreditar que, ao agradecer, você se torna merecedor de mais.
Gostou desses assunto? Siga-nos para explorar mais conexões: bento.me/quantumdox


